Inovação tecnológica aplicada às indústrias aeroespacial e de defesa: uma experiência de transferência internacional de tecnologia
O resumo a seguir apresenta brevemente a trabalho executado como cumprimento dos pré-requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ciências na área de Produção da Divisão de Engenharia Aeronáutica e Mecânica (EAM-P) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em dezembro de 2013.
A pesquisa científica desenvolvida para a elaboração, implementação e apresentação desta dissertação de mestrado tem como sua contextualização a investigação científica acerca do Projeto Sensores Acelerômetros de Alto Desempenho Micro-eletro-mecânicos (MEMS), codinome AcelerAD. O Projeto AcelerAD foi uma resposta do Instituto de Estudos Avançado (IEAv) a uma encomenda tecnológica do Comando da Aeronáutica para desenvolvimento de capacitação tecnológica em microfabricação de sensores acelerômetros MEMS diante de embargos tecnológicos e comerciais do país fabricante de determinada tecnologia crítica.
A absorção tecnológica por meio de transferência internacional de tecnologia entre institutos de pesquisa: um estudo de caso no projeto AcelerAD
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a absorção tecnológica na pesquisa e desenvolvimento de acelerômetros microfabricados em sistemas micro-eletro-mecânicos (MEMS) realizada no âmbito do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) por meio de transferência internacional de tecnologia entre Suíça e Brasil. O referencial teórico adotado para a observação do fenômeno da mudança tecnológica realizado entre um país de economia industrializada e um país de economia de industrialização tardia é a teoria da economia da inovação. Modelos de desenvolvimento tecnológico são revisados e um modelo analítico de absorção tecnológica é proposto para analisar a capacitação tecnológica realizada pelo projeto AcelerAD. Utilizou-se o estudo de caso como procedimento técnico principal da metodologia de pesquisa proposta, pois ele permite um estudo profundo de um ou poucas unidades de análise. Ao final deste trabalho conclui-se que o projeto AcelerAD realiza capacitação em tecnologia de microfabricação de sensores acelerômetros MEMS, contribuindo assim para a competitividade do setor aeroespacial brasileiro e para a ampliação do conhecimento científico e o domínio de tecnologias estratégicas para fortalecer o poder aeroespacial brasileiro e, consequentemente, a manutenção da soberania nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário